Maria Lúcia Panicucci

A artista

Maria Lúcia Panicucci sempre foi uma apaixonada por arte. Após sua formação em arquitetura, pela Universidade Mackenzie, sentiu-se entusiasmada em retratar artisticamente as paisagens urbanas de São Paulo e sua arquitetura vista sob diversos ângulos.

Com a obra “Paisagem Urbana – Paraíso” , a artista foi convidada a participar de um concurso cultural na capital paulista. Surpreendentemente, na primeira exposição coletiva, ganhou o primeiro lugar na classificação, um sinal de que estava no caminho certo.

Para Alberto Buttenmüller, da Associação Internacional de Críticos de Arte “Maria Lúcia surge na paisagem da arte paulistana com obra figurativa, memorialista e sensível; observadora refinada à procura de uma cidade que cada dia nos escapa, graças às suas metamorfoses”.

Na técnica acrílica sobre tela, retrata algumas das principais paisagens urbanas do Brasil e do mundo. A sensação de profundidade, volume, luz e sombra, são aspectos fundamentais em sua obra, marcada por elementos arquitetônicos.

A artista “faz de sua pintura um ensaio visual acerca da cidade, em que nos propõe uma visão memorialista. Sua linguagem visa mais à forma que a cor, privilegiando a arquitetura dos monumentos, pintura ‘lavada’, a traduzir o estado d’alma de uma cidade que já não há”, segundo Buttenmüller. Nestes mais de quinze anos de arte, Maria Lúcia vem participando de inúmeras exposições nacionais e internacionais, mostrando ao mundo toda a emoção da convivência entre a arquitetura moderna e antiga, que interagem de forma harmônica em sua obra.